março 12, 2005

and i saw sparks

Bem para começar apetece-me dizer "ODEIO O TÉCNICO"
eu sei que não tem nada a ver com nada mas apeteceu-me simplesmente.

Encontrei-me a propósito do "apetecer" num dilema comum. Costumo dizer que todos nós somos diferentes mas uns são mais que outros. Concordam? Se não, não. Eu sim.
Quantas vezes somos confrontados com a nossa vontade inserida no meio? Quantas vezes apelamos ao "bom senso" para nos sentirmos integrados e renunciamos ao nosso querer, poder, ser...deixamos de ser nós próprios, de lutarmos por nós, de sermos quem somos..Reconhecemo-nos num caminho rodeado de limites impostos e renegamos ás mais fortes ambivalências....
Não estou a referir-me aos efeitos da sociedade, dos comportamentos programados por ela, ou se estou, de todo não pretendo fazê-lo com precisão. Explicações gerais já as li em demasia.
Consciencializamos consequências, relações causa-efeito, pensamos em demasia, vivemos de menos. Ou vivemos encetando uma capa disforme. Quantas vezes damos com o nosso incongruente caminho desviado pelo repressor "exterior"? Não sucumbimos ás nossas necessidades, aos devaneios porque, antes de mais, receamos o estereotipo, a crítica...o ir mais além está condenado. O apenas ir não tem lugar. Existe um abismo enorme entre o que somos e o que mostramos ser. O geral aplica-se e o particular nasce da diferença.
Ás vezes somente nos apetece. Apetece qualquer coisa. Por exemplo criei um blog porque quis escrever o que quisesse, sem ser nos meus múltiplos cadernos com a minha letra horrível e pouco esforçada...mas antes de tudo apeteceu-me. Sem qualquer explicação. Porque tudo tem que ter um significado? Não tem. Somos livres mas vivemos condenados na nossa liberdade. E no fim o que daí advém? nada.
Damos importância a coisas que não têm a mínima, preocupamo-nos com algo que só nos desgasta e não nos traz nada de novo porém continuamos muitas vezes a cair no mesmo erro. Quantas vezes damos por nós mergulhados na nossa soturna melancolia e com a perspectiva contínua de abnegação do que desejamos? A questão está em saber discernir a ordem das importâncias. Separar o real do irreal quando podemos cair no caminho mais injusto. E acreditar. É possível.

Dei por mim a ouvir o "parachutes" dos coldplay, sem dúvida o album deles porque no meu ponto de vista depois falharam redondamente. sim tenho uma relação preconceituosa com os albuns. Mas nunca nos entregamos a nada na totalidade. E apenas estou a falar de musica.
É um album que reúne a criatividade melódica com o fulgor da abstracção. Sólido. Consistente. Forte. "spies" e "sparks" as musicas que disputam o primeiro lugar no pódio das eleitas mas "sparks" é algo mais...o equilíbrio de 2001 no retrocesso cruel da displasia, a transformação do desnível duvidoso em tranquilidade, estabilidade, harmonia, happiness...paz...sim ela concede o que todos ambicionamos em meros minutos.

did i drive you away? i know what you´ll say
you say : "oh...sing one we know"


Fujo da eterna via primitiva mas não consigo resistir a mim mesma. Parei por segundos no limiar de uma vã promessa e sei que já custou mais. Não há certezas nem consequências apenas actos.

but i promise you this, i´ll always look out for you
That´s what i´ll do


Atravesso a fronteira inatingível do querer e do poder. Sim está tudo ao nosso dispor. A inteira verosimilhança etediada pela funesta intenção. E continuamos.

I say "oh"....I say "oh"....

Ambiciono a progressão porque mais que tudo sei que há coisas que falam por si. E sensações que são inevitáveis. Razãos ultrapassadas por meras quimeras onde a única solução é sair e lançar-me contra a barreira inicial.

My heart is yours, it´s you that i hold on to
That´s what i do


Afastar-me do limite opcional entre o que sinto e quero sentir. Mas não ocultar a preferência por mim e pelo que sou. Avistar um sentido surreal mas submergir inteirando-me que tudo tera um fim. Ás vezes reconhecedo-me como uma erika da minha huppert em "a pianista", quando derramou a sua raiva na mala de uma jovem rapariga e de seguida fugiu para o poço imediato do seu eu.

and i know i was wrong, but i won´t let you down
oh yeah oh yeah oh yeah yeah i will yes i will

E nego qualquer afirmação de simplicidade porque nada é acessível e a fuga é mais fácil do que pensamos. Condescendo na vulgar direcção tomada sem os alicerces primordiais.

I say "oh"....I cry "oh"

Sim vi faíscas, que saltavam num confronto contrastante tanto de identificação como de oposição e concluo que por maior que seja a compreensão nunca ninguém alcançará a essência. e assim permaneço.

Yeah i saw sparks
Yeah i saw sparks
And i saw sparks
Yeah i saw sparks


Tirem-na mesmo..sintam o que ela transmite.

sing it out
l a la la la oh...
la la la la oh...
l a la la la oh...

"sparks"


3 comentários:

jorge disse...

Não que o que escreveste esteja completamente relacionado com o que irei pôr de seguida, ou que a intenção de fernando pessoa fosse a mesma que aquela que te motivou na escrita do texto, no entanto, senti que os assuntos versados em baixo e os assuntos que falaste, se tocam, nem que seja por uma fragrância:

Isto

(...)

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

(...)
Fernando Pessoa

...e como gosto mto do poema aki vai ele por inteiro lol:

Isto

Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio
Do que não está de pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!

Fernando Pessoa

Anónimo disse...

adorei o inicio "detesto o tecnico" =)
pa tu veres, tou tao farto k po ano kero ir para coimbra...

epa como tenho pouco tempo, so te cria dizer k apoio os teus pensamentos...as x a vida revoltanos...ou somos nos k nos revoltamos para a vida?! lol sentimentos universais...

quanto a tua ideia do blog, e bem pensado sim senhora, mas so vou ter o tempo k preciso no verao...n custa esperar n e!? ;) por fotos e mais simples


eu adoro o teu blog, e original, adoro os textos, e espero k n acabes...nem k metas de semana a semana! vale smp a pena! fascina-me o tempo k guardas para isto ;)


beijosss =)

Anónimo disse...

4.5*
kuase kuase