abril 02, 2005

you were never meant to belong to me


Did you want me to change, well i changed for good and i want you to know that you´ll always get your way

O ciume baseia-se num conjunto comportamental de estados inconscientes e incontroláveis. Mecânicos e inactivos. Inofensivos e cruéis. Fronteira absurda do sentir e ser. Sim hoje vou falar de ciúme.
E apenas porque me apetece ( pa variar, vivo no “apetecer” ). Lembrei-me de repente, de uma coisa que me confunde que é exactamente as pessoas saberem ou não o que é o ciume. O que é que elas entendem por isso. E até mesmo me questionar acerca do que penso/sinto. As vezes podemos sentir algo e baptizarmos o sentimento/sensação com o nome errado. Normalmente ele está associado a inseguranças, falta de confiança etc e tal...mas eu não concordo minimamente. Para mim remete para falta de controle de si proprio, para algo que surge do nada mas nos deixa um “amargo de boca”, uma raiva encarcerada num território desconhecido, resumindo algo que não controlamos e não tem nada a ver mesmo com insegurança e falta de confiança. Por mais que confiemos em nós mesmos ( sim porque a confiança que falo não é de todo a confiança no “outro” mas sim em nós, do que significamos ou valemos, a nossa identidade para o “outro” e nada mais...independentemente do “outro” ou da relação que temos com ele) surge sempre um desamparo indissoluvel. Não podemos lutar apenas renegar e recalcar.
Ok, podem existir pessoas que são mais ciumentas que outras ou mesmo umas que nem sejam sequer, e lá está se fosse um “mal geral” eu não falaria dele aqui. Particularmente existem pessoas bastantes ciumentas, nas quais me insiro, e que sofrem com isso. Podem ter a possessão como aliada mas vou pôr de parte esta para não confundir, porque mais uma vez, não tem grande correlação. Podia desfilar ideias que tenho para a existência de semelhante como talvez uma certa falta de afecto por parte seja de quem for, pais, famílias ou qualquer coisa do genero, mas não venho falar de psicologia.
Sinceramente penso que a maior parte das pessoas que diz que não tem ciumes têm razão. Porque nem toda a gente MESMO sabe o que isso é. É uma característica. Não somos todos iguais e podemos ter sintomas de diferentes formas de ciume. Não acredito em pessoas que sabem reagir a isso e outras não, ficando estas ultimas como exageradas ou sei lá mais o quê. Mas isto é somente a minha opinião, a experiência daquilo que sinto e que me conduz a seguinte afirmação:
- O ciume aparece do nada, instala-se em nós pertubando-nos, inquientado-nos, sufocando as nossas defesas, sendo mesmo imbatível, absurdo, inconsciente e muitas vezes desparecendo como por magia, é um sentimento limitador restrigindo o nosso espaço mental a um intermitente desafio temporal.
Isto é apenas uma mera tentativa de definição. E mais que tudo a minha definição. Que obviamente poderá estar incorrecta. Mas quem é que sabe o quê...digamos que apelidar estados emotivos e sentimentos é deveras arriscado, levando a muitos erros...



i don´t know what to do however i think that i´m going in the right way…but i feel that i´m loosing what i create in a self-destruction where you can´t come up to..and i don´t like this situation…i´m missing you


Crestfallen- Smashing Pumpkins

who am i to need you when i´m down and where are you when i need you around
your life is not your own
and all i ask you is for another change, another way around you
to live by circumstance once again

who am i to need you now, to ask you why, to tell you no, to deserve your love and sympathy
you were never meant to belong to me

and you may go but i know you won´t leave
too many years built into memories, your life is not your own

who am i to need you now, to ask you why, to tell you no, to deserve your love and sympathy
you were never meant to belong to me

who am i to you? along the way i lost my faith...

and as you were you´ll be again to mold like clay to break like dirt
to tear me up in your sympathy
you were never meant to belong to me....
you were never meant to belong to me....
you were never meant to belong to me.....

who am i?

acho que nem vale a pena dizer que amo esta musica...


4 comentários:

Anónimo disse...

Realmente sempre me pareceste sofrer desse mal. Rapariga não te deixes contagiar. Continuo a achar que não tens razões para tal. Sim e é uma questão de confiança na mesma. Seja em ti ou não.
**

Anónimo disse...

ja a algum tempo q tenho prometido pa mim mm q ia comentar um artigo teu.
O ciume, tema do teu artigo, ao ser analisado por uma pessoa que não te conhece de lado nenhum, axa perfeitamente normal sentires mt disso...afinal de contas o título do teu blog é: "believe that you can trust anyone". e se realmente não confias em ninguem, terás sempre ciúmes. mas eu conhecendo-te mt bem, e tendo sido muitas vezes "massacrado" com os teus ciumes, espero mm q no futuro qd tiveres com uma pessoa q vejas q te vai fazer feliz, te controles e confies mais nessa pessoa....vais ver que vai valer bastante a pena e puderás construir uma paixão intensa e uma relação para toda a vida.. Nós tivemos proximo disso...mas não deu...mas a vida continua e és uma das pessoas que eu quero mais q seja feliz. beijinhos****

Anónimo disse...

4*

Anónimo disse...

Acho q é desta... ’Porque nem toda a gente MESMO sabe o que isso é. É uma característica.’->Antes demais tenho a dizer que d facto é a tua opinião...no entanto praticamente desde o inicio dizes q as pessoas n sabem bem o q é o ciúme, como se fosse a tua definição que está certa...d facto cd pessoa é uma pessoa e cd um tem as suas definições que acabam por ser mais ou menos a mm coisa d uns pos outros, c algumas diferenças pq nem tds vivemos igual...n é bem uma caracteristica...para mim td a gente que gosta d alguem tem ciumes...no entanto cd um lida c eles à sua maneira...uns sofrem mais c isso, outros pouca importância dão a isso simplesment pq isso apenas significa q d facto gostas da pessoa e por isso há momentos em q se calhar n queriamos q ele estivesse c determinada pessoa ou fizesse determinada coisa...’Não somos todos iguais e podemos ter sintomas de diferentes formas de ciume. Não acredito em pessoas que sabem reagir a isso e outras não(...)’->primeiro dizes q temos diferentes sintomas d ciumes, q eu concordo, mas logo a seguir contradizest ao dizer q n acreditas que haja pessoas q saibam reagir a isso e outras não, porque estás a dizer q afinal n há diferentes sintomas...basicamente o q quero dizer é q d facto há pessoas mais ciumentas, ou melhor há pessoas q n sabem bem lidar c o ciume (o q as faz passar por mais ciumentas), pq d facto é uma coisa q aparece do nd e n é fácil d controlar, e isso deve-se fundamentalmente a falta d confiança no outro mas principalmente em si (q tu achas q não), e isso n implica q n saibamos aquilo q somos e aquilo q valemos, simplesmente qd gostamos d alguem (seja d um namorado, d um amigo, do pai, do irmão...) a confiança em nós n é uma coisa tão certa e tão clara, por um lado parece q nos tornamos ‘pequenos’ perante o nosso sentimento, perante o outro, pq n depend só d nós...pq queremos desesperadamente agradar e pq qq coisa que se assemelhe a ‘ameaça’, mm q mtas vezes seja uma coisa sem sentido, nos faz ter um medo terrivel d perder a outra pessoa, e nesses momentos n nos lembramos q somos ‘bons’ ou whatever...e dp cd um lida c isso como sabe...e geralment isso vem de experiências anteriores, de relações c outras pessoas q correram melhor ou pior...bem n sei se m fiz entender, tal como tu dissest no fim, esta é a minha opinião...e pode n ser d td a correcta...o q queria q percebesses mm, é q há maneiras d aprender a viver c o ciume, e qd as pessoas n sabem viver c isso a culpa n é só delas, vem d coisas mtas vezes exteriores a elas, mas tal como tu n tou aqui pa falar d psicologia, até pq se o fizesse n sairia mais daqui...EIA minha querida o q eu quero mm é q sejas mto feliz, e uma coisa q mm q n t deixasse mais feliz, te deixaria mais descansada, mais calma seria aprender a viver c o ciume d uma forma saudavel...n é d um momento po outro, mas há q querer q isso aconteça...até pq quem mais sofre és tu...tens d confiar no outro, pa poderes confiar em ti!amiga querida mil beijinhos pa ti, continua a escrever mto e bem =)! Beijinhos*****