fevereiro 24, 2005

agora eu vou viver

Várias ideias me estavam a assolar e estava com vontade de escrever qualquer coisa. Mas não sabia assim muito bem o que. Estava-me a perguntar acerca de uma data de coisas..inexplicáveis para mim..e não tem nada de filosófico nem de existencialista...a vulgaridade dos "sentimentos" hoje em dia...há muitas coisas que realmente, no meu entender, não se encaixam na minha mente.
Quando eu digo, ou acredito, que o amor não existe não estou, de todo, a afirmar que as pessoas não tem a capacidade de gostar porque eu considero que existe muitas vezes um erro de linguagem...amar é diferente de gostar. Pode-se gostar de uma pessoa sem existir um sentimento único, eterno, intenso, para sempre..que é assim que eu defino amor. As pessoas conhecem outras pelas quais as vezes sentem apenas uma atracção,depois podem se apaixonar e se isso durar um pouco mais..gostar! mas aquela sensação de euforia e perdição e bla bla..é apenas momentanea. Limitada. Efémera. Não acredito que se mantenha, alias que seja minimamente sólida para ser considerada de amor..como temos aos nossos pais e irmãos. Porém não estou a dizer que não é gostar...apenas acho que existe uma banalidade exasperada de "amo.te" a torto e a direito...mas não vim explicar ou dar a conhecer o que acho de sentimentos.
Apenas sinto que não me enquadro no que vejo. Algumas pessoas tem uma necessidade enorme de estarem apaixonadas quando no fundo só revelam que não sabem o que é gostar de alguém. Ignoram o que é estarem estáveis, em paz consigo próprias e depois aparecer alguém que ponha a nossa estabilidade de pernas para o ar. A nossa calma. Que de um momento para o outro vejam a sua independência psicológica em risco. Desconhecem que ninguém se apaixona a primeira vista, que algo sério so nasce com o tempo com o conhecimento da outra pessoa, com o dia a dia vivido "ao lado" dessa pessoa....o que mais me faz impressão é exactamente não se procurar conhecer mesmo antes de se gritar: "tou apaixonado"...talvez esteja a querer preponderar muito aquilo que sinto mas para mim gostar é uma coisa que surge do nada, sem justificação, sem enumerar porques, sem racionalizar é uma cena natural mas que só acontece depois de algum tempo. Depois de termos avaliado se gostamos do que a outra pessoa nos faz sentir ou se gostamos dela mesmo. Mas sem dúvida que não temos controle sobre isso. Estou no fundo a tentar explicar o inexplicável e não é esse o meu objectivo.
Não compreendo quem recorra a internet como meio de se apaixonar. ok muitas vezes são pessoas sozinhas sem amigos e so querem conhecer outras com os mesmos interesses para se sentirem minimamente "acompanhadas", fazerem amigos , mas quem é que faz amigos através de um écran de computador? Não existe nada de saúdavel nisso. Muito menos nas que teclam para apenas engatar com o único objectivo de sexo fácil (esses casos inda são piores).
Resumindo sem concluir, o mundo tal como o apreendo muitas vezes, apresenta-se-me como uma vulgaridade. Pura e simples. As pessoas querem se envolver apenas pelo prazer de o fazerem desconhecendo porque o fazem. Não estou a afirmar que todos sejamos assim, muito pelo contrário como eu existirão mais, mas observo casos em que se procuram conhecer pessoas, ou por meios artificiais, que considero aberrantes,ou seja lá como for,de forma a que possamos "supostamente" sentir algo sério. Como acho que já me estou a repetir e está tudo muito confuso, penso que ao mesmo tempo não só se banalizam sentimentos como a palavra amor. Como é possível conhecer-se alguém e passado três dias ja se estar completamente apaixonado e a amar ai "amo.te"......please! no fundo só estão a denegrir o que esperamos disso. Ou seja, depois de se observar tanta hipocrisia acabamos por não acreditar nesse sentimento e menosprezá-lo.
Porém "eles" sao "eles", eu sou eu. não é por "eles" que não acredito no amor porque em nada me influenciam apenas me metem confusão. Contudo creio que "eles" são mais felizes assim...vivem na ignorância.
E referindo novamente a net..isso era outro post..com o avançar na tecnologia recuamos no conhecimento de nós próprios. Renegamos o contacto real.
Enfim...não sei porque, não me sinto com inspiração nenhuma hoje..mas apeteceu-m escrever na mesma.
Ana Carolina é a minha voz feminina preferida, adoro.a, as suas músicas, as letras tudo..esta não é a minha preferida dela mas acho que se enquadra bem e mais que isso tenho estado sempre a ouvi.la ultimamente e não tinha sentido por outra :

"Louca tempestade" Ana Carolina

eu quero uma lua plena
eu quero sentir a noite
eu quero olhar as luzes que teus olhos não me têm deixado ver, agora eu vou viver
eu quero sair de manha
eu quero seguir a estrela
eu quero sentir o vento pela pele um pensamento me fará...uma louca tempestade

eu quero ser uma tarde gris
quero que a chuva corra sobre o rio
o rio que por ruas corre em mim
as águas que me querem levar tão longe
tão longe que me façam esquecer de ti

eu quero partir de manhã
eu quero seguir a estrela
eu quero sentir o vento pela pele um pensamento me fará..uma louca tempestade
eu quero uma lua plena
eu quero sentir a noite
eu quero olhar as luzes que teus olhos não me têm deixado ver, agora eu vou viver

eu quero ser uma tarde gris
quero que a chuva corra sobre o rio
o rio que por ruas corre em mim
as águas que me querem levar tão longe
eu quero ser uma tarde gris
quero que a chuva corra sobre o rio
o rio que por ruas corre em mim
as águas que me querem levar tão longe
tão longe que me façam esquecer de ti

3 comentários:

Anónimo disse...

Podes meter no titulo " As crises de uma adolescente de 17 anos. "

O conteudo : Apenas analisas a realidade que é mt má e onde a hipocrisia reina mas n deixa de ser a sociedade em que vivemos.

A 1ª questão é crescer e depois é tentar manter valores o k é virtualmente impossivel... Mas para isso é necessario ler : "O Principe" de Maquiavel que recomendo a todos.

bj e abraços.

Anónimo disse...

gostei do teu texto, deste uma boa noçao do teu ponto de vista. claro que concordo com algumas coisas(quase tudo) e discordo com outras..pego numa frase tua k diz "Algumas pessoas tem uma necessidade enorme de estarem apaixonadas quando no fundo só revelam que não sabem o que é gostar de alguém" basicamente é a realidade de hoje em dia, com algumas exepçoes...digamos k 90% da sociedade portuguesa! mas mais do k isso á akeles k namoram só com outras intençoes, simulando uma sentimento irreal para atingir determinado objectivo. quanto a dizeres k nao acreditas no amor para sempre, so tenho de aceitar a tua opiniao, mas eu acredito...mesmo k n encontro nesta vida! é como ter fé =p tu dizes k o amor n dura para sempre...dando um exemplo: imagina k nunca comeste um gelado, e pedes a tua mae. se ela te der de seguida, ficas saciada e a saber k podes ter smp um gelado se pedires a tua mae..se comeres varios de seguida ate es capaz de enjoar! ora pensando ao contrario se te for negado algo k gostes mt, sentes uma enorme vontade de tentar ter isso...mesmo comendo um ficas com vontade de mais, passei a ideia!? acho k nao =S o k kero dizer e k o amor tanto como uma relaçao precisam ser trabalhadas..é preciso surpreender smp e n cair na monotonia! tal como acontece apos uns tantos anos de casado... errr, e melhor ir comentar o teu outro post xDD beijos

Anónimo disse...

1*