outubro 07, 2005

everything looks like a crash when i used to fall...

Os sonhos não são mais do que meras representações mentais dos nossos desejos sub-inconscientes, segundo Freud seguíamos o modelo do iceberg, onde na parte imersa estavam os nossos desejos ocultos, na parte emersa a fronteira entre o incosciente e sub.inconsciente e na parte visivel o que se apresentava como consciente ou seja na emersa tinhamos um filtro de "informaçao", uma espécie de censura contra todos os nossos medos. Isto é mais ou menos assim dado que aparte de ter sido uma acerrima fã de Freud e aparte do razoavel desempenho a psicologia a memoria as vezes dá de si e...ja nao consigo passar com as palavras precisas contudo penso estar resumida a base.
Chegando ao ponto fulcral, estamos perante uma defesa constante e uma repressão claustrofobica da "verdade". Porque muitas vezes dizemos aquilo que não queriamos, porque muitas vezes nos arrependemos, porque muitas vezes acreditamos que eramos bem capazes de fazer melhor ou apenas lutar pelo que verdadeiramente queriamos, porque nos deparamos com situações que tivemos receio de aceitar ou desenvolver. Dei comigo a viver como uma vitima dos meus sonhos. Como alguém que tem as perspectivas bem definidas conscientemente porém cada vez que acorda sente tudo ao contrario e o "seu mundo" a ceder. Terão os nossos sonhos um papel preponderante nas nossas decisões ou caminhos? Não sei. Mesmo sinceramente.
Não concedo como muito adequado viver a libertação atraves de meros sonhos. E não estou a afirmar que apenas me liberto quando durmo ou que os sonhos realizam todos os meus desejos, não, mas nao entendo como tudo o que renego no dia a dia me aparece claro como a agua, nos sonhos, completamente desejado. Estarão eles a enviar sinais que teimosamente rejeito? Mas que posso eu fazer? Todos os dias que acordo sentir-me continuamente mal e frustrar porque nao devo realiza.los? E porque nao devo? E as mudanças existem? E porque nao se manteve o essencial? Ou o fundamental? Ok admito...confusão sem duvida. Ela que ja nao existia ha muito. Mas nada na vida é trivial logo estamos embrulhados numa penumbra de insatisfações. De receios prematuros e desleais. Ai não sei, uma encruzilhada se aproximou e o arrependimento tomou conta....pelo menos sei o que me espera e como reagir. Conscientemente. Deito-me e sucede outra coisa totalmente inversa. Sinto o desejo a escorrer-me sem poder fazer nada contra. Sinto a desilusão a caminhar sem dizer para desviar caminho. Sinto que acabou por acontecer algo para o qual eu pensava estar preparada mas nao estou. Ou estou e apenas atravesso uma fase mais fraca.
Mesmo assim nao desisto. Repetindo.me, tenho esse defeito. Perserverança mora comigo todavia para quê? Nao sei. Sei que odiei as coisas que sonhei. Sei que so tinha vontade de ir desabafar com alguém mesmo sabendo que apenas de tratava de um mero sonho. Além de ser ridiculo ( ou nao ), sentir tudo a tremer é complicado. Para alcançar que se certezas nao me sao dadas entao é impossivel prosseguir com confiança. É impossível seguir pensando que tudo irá ao sitio quando nao podera retroceder. Penso. Que tudo esta alterado mas que....nao sei.
Espero nao sonhar mais o que sonho, e nao enraivecer quando sei que de nada vale sonhar o que sonho se nao se ira realizar. Que ainda bem que existe o tal filtro que me livrara de piores...aventuras. Ou nao. La esta. E porquê? Ah pois é....
Voltar atras.....impossível, nada esta ao nosso dispor quando apenas queremos. E esta maldita atraccao pelo impossivel ou.....deveras dificil. Acham justo? Não. Mas se assim não fosse nao estaria eu aqui a discursar convicta que nao deviamos ter censura interior nem repulsa pelo caminho mais apetecido ou se esse posto existe que actuasse também quando nos deitamos para esquecer tudo de vez.

Quanto a inevitabilidade do passado, é real: é a unica coisa que nao podemos mudar.

OK! Do you want something simple?
The news
Do you want something simple?
The look
Do you want something simple?
The letters
Do you want something simple?
The jokes
Do you want something simple?
The games
Do you want something simple?
The nights
Do you want something simple?
The boys
Do you want something simple?
The girls
Do you want something simple?
The words
Do you want something simple?
The friends
Do you want something simple?
The rest
Do you want something simple?
And sex
Do you want something simple?

Why can't you understand..how i'm feeling now...why don't you feel me...
Why can't you understand, please open your hand...when you don't know how to do...
You want my life...but you've just said no more
Everything is just my fault....
The life well done, i can't understand you more...and i can't understand you more..

OK! Do you want something simple?
The films
Do you want something simple?
The songs
Do you want something simple?
And love
Do you want something simple?
The drinks
Do you want something simple?
Art pop
Do you want something simple?
TV
Do you want something simple?
The silence

Why can't you decide how i'm feeling now...
Your heart is following mine...behind this sacrifice...can't you see the words
Can't you see the things but i can go on....
Why don't you find another...why....
Everything looks like a crash....when i used to fall....
I can't understand you more...and i can't understand you more....

And you cry, and your heart don't cry and you're sitting....
Why can't you feel can't you see, what is happening to me.....
All the thinking time, all the love you gave it to me....gave it to me....
I can't understand you......why.....why this happens, why can't you see i'm selling lies..
Sitting at a table why.....why you want my life....why do you want me.....
And i can't understand you, i can't understand you, i can't....
Why this happening to me, why this happening....
Can't you see now.....can't you see now....can't you see.....
I can't understand you.....why.......
Why this happening to us....

This song is too simple......this song is too simple...this song

"OK do you want something simple?", a letra que reune tudo.
The Gift =)

Festival Cosmopolis, amanha dia 8 de Outubro, The Gift, Plaza, Telepopmusik e qq coisa que ja nao sei...gosto alem de The Gift de telepop...nao percam =P ja que eu vou as festas morgado ate cair para o lado =P LOL ja vinhas ca fazer um comment "oh stressado"... =)
Ciclo de cinema frances»»Forum Lisboa...agora as 19h30 vou ver a minha Isabelle Huppert =) e dia 13 estara again no cinema com "Gabrielle" =)

2 comentários:

jorge disse...

oláa!freud foi o tipo que apesar de tentar fazer da analise dos sonhos algo cientifico escreveu no seu livro, a interpretacao dos sonhos, a seguinte passagem: ' o paciente teve um sonho completamente oposto ao seu desejo aparente. mas tambem sei que o paciente esta contra as minhas teorias. portanto concluo que o paciente teve este sonho como forma de expressar o seu desejo que eu estivesse errado'. parti-me a rir e deixei de ler o livro..a conclusao pareceu-me deveras absurda.
freud tambem ligava muito à libido: pessoalmente acho que existe uma relacao especial entre a libido e a morte: esta ultima sim a unica inevitabilidade da vida, mais certa até que a vida em si, porque nao é certo que nasçamos.

Anónimo disse...

O Freud era um ganda maluco assim como tu e eu. Reza a história que os gandas malucos normalmente estão mais certos :P