maio 20, 2006

not to bullfight

Reabriu o remodelado campo pequeno e 5f foi sobejamente inaugurado com a primeira tourada transmitida em directo pela estação TVI.
Ora em que este espectáculo consiste?
Os touros são criados, alimentados, tratados em pastos, até de um momento para o outro serem recrutados para uma série de torturas. Cortam-lhes os cornos, sedam-nos até não aguentarem mais e atiram-os assim, completamente mais para o outro lado do que para cá, para uma arena, onde são torturados até à exaustão, levando com farpas que lhes trespassam o lombo, sangrando até não poderem mais, sofrendo e agoniando contínua e contínuamente...enquantos os senhores de camisinha para dentro das calças e cintinho e respectivas acompanhantes mais descendentes de igual porte, se regozijam, divertem, riem, deliciam, praticam a chamada cultura, assistem as proezas de uns senhores denominados toureiros e forcados ou o que é, galanteadores da sua façanha de espetarem farpas num animal mais do que sedado e sem forças. E depois?
O touro é atirado para um canto qualquer e é deixado a sangrar até morrer. Sim não o matam. As touradas que são praticadas no centro de Lisboa, a denominada capital da cultura, não são touros de morte e por consequência não servem para mais nada. São deixados morrer.

Vou tentar ser directa:

Faz-me uma tremenda confusão que em pleno século 21, num país supostamente desenvolvido da comunidade europeia, isto se processe. Faz-me confusão que ainda exista tanta gente estupida, sem caracter, ignorante, hipocrita e selvagem. E não neste caso não se põe a questão sequer de ter ou não razão, porque esta apenas está do meu lado. Não é uma questão de opinião/gosto/tradição. Só existe uma opiniao =)
Faz-me impressão que ainda existam pessoas que não se preocupem com o que se está a passar em Portugal (sim porque Barrancos é outro belo exemplo como tantos outros), que existam pessoas que digam a maior asneirada que ja ouvi, que se não fossem as touradas os touros estavam extintos, do género então acham bem criar animais para os torturar até a morte? Tem algum sentido que nascam animais para morrer daquela maneira? MAS SERÁ QUE ISTO TÊM ALGUM SENTIDO?
Tradição? Tradição? E as tradições de atirarem pessoas para a arena na antiga Roma ha seculos atras? Era tradicao!! Nao acabou? E a tradição de queimarem as mulheres/bruxas na Idade Media? Não acabou? E de apedrejarem mulheres infieis? Ate ha bem pouco tempo acabou!! Por isso nem me falem em tradições....

A questão é simples: eu como acérrima defensora dos direitos dos animais, revolto-me até não poder mais com esta situação vergonhosa. Revolto-me por ser portuguesa, tenho nojo do meus país e queimava com todo o prazer a sua bandeira. Revolto-me porque não suporto a hipocrisia da estação de merda TVI que soube transmitir a barbarie mas nao soube mostrar a manifestação lá fora. Não eramos assim tantos quanto isso mas eramos. Foi completamente ridicula a segurança daqueles policias. Foi completamente despropositado o discurso de um deles a dizer que estavamos a desrespeitar as orientações dos dirigentes da manif porque estavamos a chamar filhos da puta aos meninos de bem que nos mostravam o dedinho do meio e nos tiravam fotografias. Gostava seriamente de compreender porque é que eu não podia estar a manifestar-me mesmo no recinto e porque carga não podia partir pa cima de quem eu quissesse. Quer queiramos que não, a unica forma de conseguirmos alguma coisa só pela via de agressão fisica. Ou mais reactiva. Porque senão aqueles retardados não iam a lado nenhum. Eu compreendo perfeitamente que inteligência, sensibilidade e cultura nem todos a podemos ter (e atenção!! Caracteristicas que supostamente as pessoas que lá iam deveriam ter...sabem aquela familias de bem, as tias e os tios com as camisinhas e os betinhos que só ao murro la vão? A mim faz-me confusão...pessoas que devem ter gasto rios de dinheiro em colégios para nada...ai vida vida), mas quando está em jogo a morte de um ser vivo, neste caso de um animal muda tudo de figura. Não posso ficar apenas a gritar para aqueles enrabados todos de meia tigela que as touradas não são cultura. Ou seja temos mesmo que lhes mostrar de qualquer maneira.

Enfim...lá consegui libertar um pouco da minha raiva mas no fundo não obtivemos nada. A tourada realizou-se e vai continuar a realizar-se.
30 euros por cada bilhete, 10000 lugares preenchidos, esgotado, e atenção!! Quantos milhares de pessoas morrem a fome e quantos milhares de sem-abrigo existem? Quantos hospitais e centros de saude nao tem condições? Quantos desempregados existem? Ah mas pera, dinheiro tem que haver para construir estádios grandiosos de futebol, sim que o futebol é essencial à vida, e mais que tudo dinheiro para reconstruir o campo pequeno e as touradas =)

é um facto que eu vejo as coisas ao contrário de muita gente, dar mais importância aos animais ou preferir que saber que morreram 14885090605 pessoas a saber que foram mortas 750499057808 vaquinhas/patinhos ou etc mas neste caso....trata-se de de uma questão de caracter. Inteligência. Cultura. Porra....seculo 21 aloo?
É um facto que gritei morte aos toureiros. Porque é um facto que sentir-me-ia uma das pessoas mais realizadas do mundo se soubesse que tinha rebentado la uma bomba naquele campo pequeno ou então que aquela gente fosse toda para arena ser toureada pelo animal.

Mas andreiaaaaaaaaaaaaaaaaaa hello!! =P n sonhes...tu tas sempre a sonhar! Deixa.te disso..nada é como tu queres..talvez um dia!! =P

A raiva consumiu-me e nao consigo de todo compreender esta situação. Se por um lado a manif tava um pouco mal organizada com mensagens pouco agressivas (competiu.nos a nos mandar as betas louras serem enrabadas pelo touro =)) penso que a haver proxima, as pessoas deverao participar em massa.

Eu pelo menos lanço um apelo. E isto porque pelo menos aqui no meu blog posso dizer o que eu quiser:

Que temos que lutar pelos direitos dos animais. Porque não podemos viver resignados num país sub-desenvolvido como é Portugal. Que temos que nos erguer e mudar as mentalidades retardadas de muito pessoal inumano que aí anda.


Quanto as pessoas que nao concordarem comigo, só espero que ao menos este post sirva para no minimo as pôr a pensar e quiçá....ganharem alguns
valores na vida.




bem....tanta coisa...deixo entao uma musica que ando a ouvir muito e tal...gosto...so podia ser Placebo!! do seu primeiro e interessante album tambem c o mesmo nome:

[36 degrees] =P mto bom!!!!! enjoy it!

We were tight, but it falls apart as silver turns to blue
Waxing with a candlelight, and burning just for you
Allocate your sentiment, and stick it in a box
I've never been an extrovert, but i'm still breathing

Someone tried to do me ache (it's what I'm afraid of)

With hindsight, I was more than blind, lost without a clue
Thought I was getting carat gold, and what I got was you
Stuck inside the circumstances, lonely at the top
I've always been an introvert happily bleeding

Someone tried to do me ache (it's what i'm afraid of)

4 7 2 3 9 8 5 - I gotta breathe to stay alive,and
1 4 2 9 7 8 - feels like I'm gonna suffocate
14 16 22 - this skin that turns to blister blue

Shoulders toes and knees, I'm 36 degrees,
shoulders toes and knees,I'm 36 degrees,
shoulder toes and knees, I'm 36 degrees,
shoulders toes and knees, I'm 36 degrees.....

7 comentários:

Anónimo disse...

: )

botinhas disse...

E não neste caso não se põe a questão sequer de ter ou não razão, porque esta apenas está do meu lado.
Belo ponto de partida para começar uma amena conversa sobre as touradas. Um bocadinho arrogante, não? :s

Cortam-lhes os cornos, sedam-nos até não aguentarem
Cortar cornos é como cortar as unhas. Não doi. Sedarem? Nunca tinha ouvido falar em semelhante coisa. Aliás, parece-me que sedar um touro antes de uma tourada vai contra a ideia per se de se ter um touro bravo na arena.

senhores de camisinha para dentro das calças e cintinho e respectivas acompanhantes mais descendentes de igual porte
Julgar pessoas pela sua aparência física é uma atitude extremamente fascista e reacionária e a história mundial já mostrou não dar os melhores resultados. A raça ideal é aquela que não come carne, usa calças largas e tem piercings?

Lisboa, a denominada capital da cultura
Capital da cultura de quê? Não é do país nem da Europa e muito menos do mundo. E mesmo que fosse o que tem isso a ver com as touradas? Temos de saber apreciar Matisse e Beethoven para não matarmos touros ou sequer fazemos correr?

E as tradições de atirarem pessoas para a arena na antiga Roma ha seculos atras? Era tradicao!! Nao acabou? E a tradição de queimarem as mulheres/bruxas na Idade Media? Não acabou? E de apedrejarem mulheres infieis?
Por muito que tu gostes dos animaizinhos tens de compreender que um animal não é uma pessoa, ou seja, não podemos atirar escravos aos leões, não podemos queimar bruxas e não podemos atirar pedras às mulheres, mas um touro é um touro. Se não fosse na arena acabava como um bife no prato. É apenas um animal. Animal esse que por acaso tem uma vida de sonho e é mais bem tratado que muitos animais ditos domésticos...

Quantos desempregados existem?
Quantos empregos directos e indirectos existem por causa desta tourada? Quanto desses 30x10000 foram para os cofres do estado para ajudar os pobres, fazer hospitais e manter centros de saude?

É um facto que gritei morte aos toureiros.
Agora és tu que estás a ser hipócrita! Matar o touro? Nem pensar! Mas o toureiro já pode ser...

Porque é um facto que sentir-me-ia uma das pessoas mais realizadas do mundo se soubesse que tinha rebentado la uma bomba naquele campo pequeno
Pera lá... mas então não estávamos no sec.XXI e éramos pessoas cultas e educadas? Vamos lá por um bomba, matar 10000 pessoas e ser a pessoa mais feliz do mundo. Não estamos no médio oriente Andreia...

ou então que aquela gente fosse toda para arena ser toureada pelo animal.
Como tu disseste e bem, já não estamos na Roma antiga.

Enfim, eu não gosto particularmente das touradas e há coisas bem mais interessantes para se fazerem numa 5a feira à noite mas tens que perceber que faz parte de uma civilização civilizada do sec.XXI haver "escapes" emocionais e físicos para que não andemos todos (ainda mais) à batata uns aos outros. Por isso é que fazemos desporto, por isso é que vamos à tourada, por isso é que fazemos corridas, por isso é que escrevemos blogs, por isso é que etc etc...
O que se quer é moderação e bom senso. Não gostas de touradas? Estás no teu direito, mas tens de saber respeitar quem gosta. Radicalismos de qualquer espécie nunca são bem vindos.

Anónimo disse...

bom post.
inteligente.

Anónimo disse...

Boas;
Gostaria de vos relembrar o caso do nosso "amigo" Pedrito de Portugal (o caso do Touro assassinado) .
Pedrito de Portugal foi vitima de uma cabala engendrada pelas mais perversas mentes jurídicas. o tribunal condenou-o ao pagamento de uma multa de à volta de 100 000 euros. Alegadamente por ter morto um touro. mas, perguntou, eu, como é que sabem q Pedrito de Portugal é o verdadeiro responsável pelo assassínio do touro? por acaso a polícia encontrou impressões digitais do Pedrito na espada responsável pela estocada final? Negativo, responder-me-ao que, nestes casos, a polícia nao segue os procedimentos rotineiros. Mas devia. É justamente por causa da negligência destas que, depois, as nossas prisoes estao cheias de toxicodependentes e de toureiros inocentes. Querem acusar o Pedrito de Portugal de um crime? Muito bem. Acusem-no de usar meias cor de rosa ate ao joelho. Isso sim, devia dar pena de prisão. Querem defender os direitos dos animais ? Melhor ainda. Prevejam no código Penal um artigo que obrigue o touricida a pagar, para além da coima, uma choruda indemnização à vaca com quem o touro vivia em união de facto e às vitelas que ficaram órfãs. Quando chegar esse dia, passarei a acreditar na justiça portuguesa... Supostamente esta tem uma venda nos olhos...

****************

Anónimo disse...

É pena eu só vir ver o teu blog para não estudar :P

Gostei de saber que estiveste na manif nesse dia. Eu infelizmente tava um pouco longe e com falta de transporte para participar também, mas se ainda ai estivesse...

Quanto ao post, o botinhas teve a sua razão. Não foste lá muito coerente com os valores humanistas por detrás disto mas eu conheço bem o teu carácter intempestivo e sem filtro entre o cérebro e boca :P

Ai se dessem uma oportunidade ao touro de uma luta limpa e justa contra o toureiro...

Chegaste a ler o post do meu journal do hi5 intitulado "A Vingança do Touro?" de Janeiro 31?

Jorge Afonseca disse...

não tinha visto este post...lol tu és levada da breca, deixa que te diga que na minha terra não há touradas, "tentaram" fazer uma arena improvisada...mas ao povo doia-lhes verem os animais serem mortificados quais cristos a pagarem por males que nunca tinham cometido, razão pela qual ninguém ia...lol eh eh. Eu não acho, tu tens razão é muito dinheiro investido só pra se verem animais belos morrerem na arena, vá lá fizeram uma envolvencia comercial de entre elas, o super-sá(cadeia da Madeira, a tentar vir pra cá)e já posso beber Brisa :), isso acaba por amenizar a situação, ainda assim é uma situação com saldo negativo, não sei se sabes mas aqui em Évora também tão a renovar a praça de touros, mais um sítio de Évora a não visitar...acho que és feita de paixão...e quanto ás betas louras, lol... tem de haver sempre alguém parvo...

Jorge Afonseca disse...

quase me ia esquecendo, honrar a vida ...todos tem direito (pela Constituição Portuguesa) a ela para tal apenas necessitam de viver e à condição de vivo concedem-se direitos e deveres. Não podes dizer que só bebes água e depois pedires vinho...ou vive toda a gente ou morre toda a gente, decide...mas não tenhas pressa...
1 abraço